Confia no Processo
Projecto: Sem Niveau

O Sem Niveau. Um Bar que outrora facilmente se confundia com um simples café, que servia refeições rápidas sem hora marcada. Um espaço que tinha imagem, mas não uma identidade. Era urgente criar identidade, um novo conceito e torná-lo acolhedor e distinto. O pedido fulcral do cliente era dar destaque à alma do negócio, ao Bar, bem como dar importância em melhorar a acústica do espaço.

Este foi um projeto desafiante, um projeto chave-na-mão. Os clientes pretendiam ir de férias com a mente tranquila e sem preocupações, depositando toda a confiança na nossa equipa de trabalho. Foi uma rampa de lançamento, foi um salto de confiança total em nós.

Entre pladur, eletricidade, canalização, pinturas, serralharia e carpintaria, foi através da utilização de materiais e cores nobres, como as madeiras, cerâmicos, vidro, uma paleta de cores rica em pretos, verdes e dourados, que proporcionámos ao espaço conforto e glamour para uma noite bem passada no convívio entre amigos e familiares.

Sentimos a necessidade em ter verde, elementos que trariam o exterior para o interior. Na impossibilidade de ter plantas naturais, investimos na colocação de um painel de parede com o efeito de estufa para harmonizar e equilibrar o espaço, proporcionando a inspiração para toda a restante malha existente, através da divisória de vidro e painéis personalizados. Ali passámos a poder brindar à vida, num ambiente mais intimista, em que a luz e o som contribuem para momentos únicos de convívio.

Dar conforto a quem dele usufrui, conciliando a importância da funcionalidade do espaço agregado à dinâmica de quem lá trabalha. Mas, um dos grandes desafios deste projeto foi a acústica.

Desafios estes que são pontos em que eu tenho que trabalhar no meu poder pessoal. Saber confiar em mim até ao fim, acreditar na minha intuição e no meu trabalho, na qual tanto primo pela qualidade e não deixar levar-me pela insegurança do outro, tornou-se o meu desafio e preocupação. Facilmente podemos deixar levar-nos na direção errada pela visão alheia. Nestas alturas as opiniões são muitas e é numa linha ténue que se situa a fronteira entre o que realmente funciona, e o que pensam que funciona. Num mundo onde o nosso pensar não é um facto, estava na altura de nos basearmos em factos.

No decorrer do processo é normal que as inseguranças dos envolventes venham ao de cima. Este é um momento em que se torna um desafio. Pedir para confiarem é a palavra de ordem. Seja na audácia da cor, na iluminação para diversificar o ambiente ou até mesmo, numa absorção de som diferenciada.

No fim tudo bateu certo!

Foi um orgulho enorme ter o feedback de um grupo de pessoas cegas que frequentam o Sem Niveau em que mencionam: “Não conseguimos ver o espaço, mas conseguimos perceber que a acústica melhorou muito.” Ter esta aprovação do cliente que frequenta o local foi hilariante.

É preciso saber confiar no processo e não mudar a trajetória pela insegurança.

Todo este projecto foi de uma enorme aprendizagem.

Sou Grata ao Yuri e ao Gonçalo.

Daniela Mateus

Blog_Acustica_03_BW2-2
Blog_Acustica_02
Blog_Acustica_01