Há quem diga que tudo começa com a criação de um conceito. Eu diria que começa com o cultivo do olhar, com a pesquisa, com o novo. É no meio deste processo que muitas vezes os conceitos surgem.
Hoje falo do processo criativo do Projeto Talho do Paulo. As restrições fizeram-se sentir, desde a limitação de tempo de execução, budget, prazos de entrega.
Numa altura em que era vegetariana, este projeto pedia um novo olhar sobre o mundo dos talhos. Comecei a estudar as dinâmicas do negócio, os costumes, mas foi na relação entre os marchantes e os clientes que se fez Eureka. Inspirou-me. Este não era mais um talho. O produto que disponibilizam vai adaptando-se às dinâmicas dos clientes face aos dias de hoje. Existe um cuidado no produto que disponibilizam, uma oferta diferenciada.
É fascinante ver as carnes prontas e deliciosamente temperadas para o cliente que vive atrás do tempo. Aqui existe uma troca de saber e de sabores, um ambiente que reflete a alma deste negócio e de quem o materializa. Foi neste momento que o conceito surgiu. Ao contrário do que acontece na maioria dos projetos, neste, os clientes fizeram parte integrante da pesquisa, trazendo livros antigos sobre culinária com os mais belos segredos gastronómicos portugueses. Fizemos contatos diversos, desde familiares e amigos com o intuito de saber, que tradições perpetuavam da sua ancestralidade ainda nos dias de hoje.
Foi interessante ver toda a dinâmica e sinergia que se criou em volta deste projeto. Pela primeira vez, tínhamos desde os clientes, família, amigos a cooperar para um projeto. A cada segredo de culinária que recebíamos, quem o partilhava dizia ser o melhor. A escolha ficou difícil, mas fizemos uma seleção.
Nasceu o conceito deste talho, inspirado na história gastronómica, uma riqueza que vai de norte a sul, de este a oeste. Vem das ilhas. Vem daqueles que outrora viram nas dificuldades, surgir os melhores temperos.
Mais do que eternizar tradições, quisemos dar a conhecer o que temos de melhor. Um talho em que eternizamos a história de todos aqueles que partilharam os seus segredos.
Mais do que criar projetos, contamos uma história.
Fátima Gonçalves